Pesquisa

Pesquisas em andamento:


Pesquisas em andamento

Fenomenologia - Teoria e Fundamentos:

Diego do Nascimento Mendonça. O Método Fenomenológico em Psicologia na Obra de Nilton Campos. Início: 2016. Mestrado.

- Pedro Luís Tizo Santos. A Tese de 1947 e a Proposta de uma Psicopatologia Fenomenológica de Elso Arruda. Início: 2016. Mestrado

Alex Ander de Souza OrengoA experiência da Maçonaria: O Sentido de Ser Maçom. Início: 2016. Mestrado.


Saúde Mental:

Karoline Stoltz Schleder. Nise da Silveira e os Centros de Atenção Psicossocial: A utilização de atividades expressivas. Início: 2016. Mestrado.

- Isabela da Silva PerottiGeração de Renda e Cidadania em Saúde Mental: A saída do lugar do patológico para a reconstituição do sujeito. Início: 2017. Dissertação

Religião:


Karine Costa Lima PereiraEspiritualidade, Religiosidade e o Ambiente Acadêmico: Ambivalências e Expressões do Vivido. Início: 2016. Mestrado.



Pesquisas Concluídas:

Jennifer da Silva MoreiraInfluências de Kurt Goldstein na Psicologia. 2017. Mestrado.

Fabiane Villatore OrengoO que um Psicólogo compreende por Psicologia Fenomenológica. 2017. Dissertação.

Thauana Santos de Araújo"Agredir ou Não Agredir?". Reflexões sobre os Significados da Agressão no Pensamento de Fritz Perls. 2017. Dissertação.

Cairu Vieira Corrêa. Coping religioso/espiritual (CRE): Revisão da produção em periódicos brasileiros e a sua utilização em profissionais da atenção à saúde mental do litoral do Paraná. 2015. Dissertação.

Camila MühlA Atuação do Psicólogo na Rede de Atenção Psicossocial: Um Estudo Fenomenológico na Regional de Saúde do Litoral do Paraná. 2015. Dissertação.

Bruno Jardini MäderEpidemiologia da Saúde Mental no Estado do Paraná: Uma Experiência no Litoral. 2015. Dissertação.

Lázaro Castro Silva Nascimento. Perspectivas gestálticas sobre Espiritualidade/Religiosidade. 2015. Dissertação.

Guilherme Bertassoni da SilvaA legislação em Saúde Mental no Brasil (1841-2001) Trajeto da consolidação de um modelo de atenção. 2014. Dissertação.

Marcelo Costa BenattoA Clínica do Acompanhamento Terapêutico no Brasil: Uma análise da produção científica de 1985 a 2013. 2014. Dissertação.

Douglas Fernando Henrique de OliveiraCaixinhas de Histórias: Coleções e Colecionadores de Carrinhos "Matchbox": Um Estudo Fenomenológico. 2014. Dissertação.

Sandra Parra ArrietaViolencia Domestica contra la Mujer: Concepciones y Formas de Enfrentamiento. 2014. Dissertação.

Mariana Cardoso Puchivailo. Repercussões Clínicas de uma Experiência em Grupo de Musicoterapia com Pessoas em Sofrimento Psíquico Grave: Um Estudo Fenomenológico. 2014. Dissertação.

Rodrigo Pererira CecconO Debate Religião e Psicologia nas Primeiras Cartas entre Carl G.Jung e Victor White (1945-1948). 2012. Dissertação.

Andrea de Alvarenga LimaPsiquiatria e Espiritismo no Atendimento à Saúde Mental: História do Hospital Espírita de Psiquiatria do Bom Retiro. 2011. Dissertação.

Vitor Lopes PaeseO Sentido de Deus na Obra de Jacob Levy Moreno: uma leitura de seus primeiros escritos. 2011. Dissertação.

Maitê Fernanda JonnsonFormação em Psicologia: Um estudo exploratório com currículos de psicologia na cidade de Curitiba. 2011. Dissertação.

Links úteis:

Slides
Plataforma Brasil (modelo de projeto)


Revistas e Links Uteis
Phenomenological Studies – Revista da Abordagem Gestáltica, foi criada com o objetivo de ser um veículo de publicação da Abordagem Gestáltica, bem como daquelas abordagens que se fundamentam em bases teórico-científicas e filosóficas dentro das perspectivas humanistas, fenomenológicas e existenciais. Atualmente, suas diretrizes editoriais procuram privilegiar reflexões numa perspectiva multiprofissional e interdisciplinar em torno dos seguintes temas: a) Fenomenologia; b) Psicologia Fenomenológica; c) Filosofias da Existência; d) Psicologias Humanistas e Existenciais; e) Pesquisa em Ciências da Saúde, Humanas e Sociais. Serão aceitos para apreciação artigos de pesquisa empírica e artigos teóricos, que envolvam temáticas relacionadas à saúde, educação, humanidades, filosofia ou ciências sócio-antropológicas.

Revista NUFEN: phenomenology and interdisciplinarity é um periódico acadêmico de publicação quadrimestral, que visa a divulgação de contribuições interdisciplinares sobre temas relacionados à Psicologia Humanista, Fenomenologia, Existencialismo e Hermenêutica. Com o intento de oferecer visibilidade ao eixo norte-nordeste-sudeste de Psicologia, a Revista publica trabalhos inéditos relacionados aos seguintes temas: Psicologia, História, Epistemologia, Filosofia, Educação, Clínica, Saúde, Ciências Sociais e Antropológicas.

Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics, periódico de filosofia de caráter científico e acadêmico, publicado em formato digital e editado semestralmente. Editada pelo Grupo de pesquisa de História da Filosofia, lastreado ao Colegiado de Filosofia da Unioeste, a revista publica materiais inéditos na forma de artigos e resenhas fruto da produção de pesquisadores, nacionais e estrangeiros, que desenvolvam pesquisa nas referidas áreas (fenomenologia, hermenêutica filosófica e metafísica).


Memorandum: Memória e História em Psicologia é um periódico que publica artigos originais (relatos de pesquisas, estudos teóricos, revisões críticas da literatura, relatos de experiência profissional e resenhas) sobre memória e história na perspectiva da psicologia, ainda que em abordagens interdisciplinares. Ela é publicada em duas edições por ano, unicamente por meios digitais.

Revista Reflexão, fundada em 1975, editado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas). Tem como objetivo divulgar pesquisas inéditas da comunidade científica, bem como promover e incentivar debates atuais e relevantes na área de Ciências da Religião, Teologia e suas diversas áreas afins.

Revista de Saúde Pública do Paraná, publicação periódica institucional da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) com objetivo ser um veículo de comunicação científica de informação especializada em saúde pública, saúde coletiva e educação em saúde. Preferencialmente, a revista publicará trabalhos originais que abordem problemas e assuntos relativos à estes temas no âmbito do Paraná.
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/respp/

Rede CAPSProjeto de Apoio a Rede de Atenção Integral e Assistência a Saúde Mental - Rede c@ps - é uma ferramenta de divulgação de informações sobre Saúde Mental Integral. Através do compartilhamento de materiais de leitura, divulgação de cursos e eventos e apoio na localização de locais de atenção, o Rede c@ps visa colaborar com o processo de expansão e o entrelaçamento da Rede.
http://www.redecaps.org/